Relacionamento com clientes: entenda a importância das redes sociais

Considerando o processo de vendas e de relacionamento com o cliente no mercado de loteamento, a implementação de estratégias de comunicação nas redes sociais torna-se crucial para alavancagem da empresa loteadora e seus futuros lançamentos. Uma vez que, na maioria das vezes, o cliente realiza a compra do lote antes da entrega do empreendimento, ele vai buscar, nos meios disponíveis, referências sobre a credibilidade e seriedade da empresa loteadora.

Hoje em dia, as empresas que querem ter um negócio lucrativo e um bom posicionamento frente à concorrência devem investir no relacionamento com clientes.

O motivo para esse investimento é simples: as empresas que têm maior proximidade com o seu público conseguem aumentar os ganhos em seus negócios e têm uma presença mais forte diante do mercado. 

Para conseguir esses resultados de forma mais expressiva nas vendas dos empreendimentos de loteamento, é fundamental que as empresas estejam disponíveis pelos canais on-line, gerando um forte relacionamento com seu público. Leia nosso post e entenda a importância das redes sociais para a sua empresa!

Descubra a relevância de ter uma forte presença digital

Como mencionado, para se certificar da idoneidade da empresa loteadora, o cliente vai realizar pesquisas em canais como o Google para ajudar a fundamentar sua decisão.

Entre as informações mais relevantes para o cliente que busca adquirir um lote, podemos destacar: o histórico da empresa, sua reputação em sites de pesquisas de opinião ou em redes sociais, o histórico de empreendimentos entregues, preços etc.Portanto, a empresa precisa disponibilizar informações relevantes sobre os loteamentos concluídos, depoimento de clientes satisfeitos com o compromisso da empresa e informações sobre a evolução das obras dos loteamentos em andamento.

Sendo assim, ter uma forte presença digital contribui para a decisão de compra dos clientes. Criar um site e disponibilizar interações pelas redes sociais são as melhores formas de serem lembrados na internet (e também fora dela!).

Construa a credibilidade da sua empresa nos meios on-line 

Deve-se levar em consideração que no mercado de loteamento, a credibilidade da empresa deve vir sempre em primeiro lugar. O processo de compra envolve um alto nível de confiança entre o cliente e a loteadora, sendo assim, é de extrema importância o engajamento da empresa nos meios on-line como forma de oferecer ao seu cliente uma comunicação rápida e eficaz para seus questionamentos.

A construção da credibilidade nos meios digitais é algo que leva tempo e dedicação, mas que vale cada minuto investido. Comece escolhendo as redes sociais adequadas ao seu público-alvo e objetivo, criando as páginas de sua empresa.

Você poderá criar uma descrição curta e objetiva, mas é importante que sejam disponibilizadas informações sobre o histórico, telefones e e-mail para contato, endereço do escritório e stand de vendas.

Responda a todas as dúvidas dos internautas nos perfis da sua empresa, mesmo que não sejam clientes habituais. 

Não deixe de responder também a eventuais críticas que possam ocorrer. Seja cordial e proponha soluções rápidas para os erros que sua empresa possa ter cometido no relacionamento com os consumidores, como perda de prazos ou imprevistos nas obras.

Seguindo esses passos, em pouco tempo sua empresa terá uma boa reputação on-line, o que ajudará na conquista de novos clientes.

Explore as diferenças entre as redes sociais

Conhecer bem as redes sociais que fazem sucesso com o seu público é essencial para o êxitodas suas ações. Explore as diferenças de público e os recursos oferecidos em cada uma delas.

O canal do Youtube é muito bem utilizado como forma de divulgação dos empreendimentos, uma vez que os vídeos permitem ilustrar a experiência de visita ao loteamento. Tal forma de comunicação permite que o cliente tenha uma imagem mais apurada sobre as características do loteamento, podendo despertar maior interesse de compra. Vale lembrar a importância de prezar por vídeos de alta qualidade para manter a credibilidade da empresa.

O Facebook é uma rede social utilizada pelos usuários, pelo menos inicialmente, com a intenção de entretenimento e de interação com amigos e parentes. A rede é também muito utilizada pelas loteadoras, aproveitando as ferramentas para compartilhar informações constantes sobre a evolução e o sucesso dos seus empreendimentos.

Por outro lado, os usuários do LinkedIn têm o objetivo de realizar contatos profissionais, o que proporciona para a empresa a oportunidade de identificar novas possibilidades de parcerias e desenvolvimento de conexões no setor imobiliário.

Em outras palavras, cada rede social é utilizada com um objetivo diferente. O Instagram, a rede social criada com a intenção de estimular o compartilhamento de fotografias, está cada vez mais sendo utilizada por empresas para demonstrar o seu catálogo ou divulgar imagens relacionadas a seus produtos ou serviços. Na área de loteamento, tal rede pode ser útil para divulgação e desenvolvimento do relacionamento com o cliente, oferecendo espaço para uma comunicação mais visual e direta. Vale a pena investir em fotos de ótima qualidade e alta resolução dos empreendimentos para despertar o interesse do seu público-alvo.

Aprenda como usar o Marketing de Conteúdo em suas redes sociais

O Marketing de Conteúdo tem o objetivo de tornar a sua empresa uma autoridade no segmento em que atua, construindo uma imagem positiva para o mercado.

Suas ações são focadas no aumento da rede de contatos da sua empresa, atraindo novos clientes em potencial e, assim, expandindo os lucros do seu negócio.

É possível realizar diversas ações voltadas ao Marketing de Conteúdo, escrevendo artigos relevantes em seu blog ou oferecendo informaçõespara o seu público. Como exemplo de assuntos para as publicações, pode-se abordar o desenvolvimento urbano da região, novas áreas de valorização, informações sobre como se planejar financeiramente para construção da casa própria, dicas sobre os principais pontos a serem levados em consideração na compra de um lote e etc.

As redes sociais têm um papel importante nessa estratégia. Por meio delas, será possível divulgar novos artigos que foram publicados em seu blog, bem como convidar os seus seguidores a compartilharem o conteúdo, ajudando na divulgação da sua marca e dos serviços oferecidos.

Saiba como investir no relacionamento com clientes pelo Facebook 

O Facebook é uma rede social completa, com inúmeras possibilidades para relacionamento com clientes.

Por meio dessa rede será possível criar uma página profissional com o histórico de sua empresa, criar anúncios, realizar ações promocionais para venda dos lotes e novos lançamentos, oferecer um serviço de atendimento ao consumidor pelo Facebook Messenger, entre outras interações.

Sua empresa também poderá criar comunidades on-line e grupos referentes aos seus empreendimentos bem como divulgar os posts do blog, caso tenha interesse em realizar ações integradas de Marketing de Conteúdo.

Identifique as oportunidades do LinkedIn

O LinkedIn é voltado para negócios e para a interação com a rede de contatos de trabalho, também conhecida como “network”.

Com um perfil no LinkedIn, o usuário pode disponibilizar o seu histórico profissional, sua formação acadêmica, cursos e habilidades em geral, disponibilizando uma espécie de currículo on-line.

As empresas loteadoras podem criar uma página (Company Page) e utilizar o LinkedIn para recrutar novos talentos, disponibilizando vagas de emprego. Também poderá veicular anúncios para um público-alvo específico, realizar postagem de conteúdos ligados à sua área de atuação, entre outras funções.Por ser uma rede de contatos profissionais, as ações no LinkedIn tendem a uma linguagem formal, se comparadas a outras redes sociais, como o Facebook.

Os usuários que acessam o LinkedIn têm a intenção de procurar melhorias em sua vida profissional, um novo emprego ou conhecimentos que possam ajudar em sua qualificação para o mercado de trabalho.

No mercado de loteamentos, a rede do LinkedIn pode ser uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de novas parcerias, contato com investidores e especialistas do mercado imobiliário, corretores de vendas, relacionamento com as empresas atuantes na área de urbanização e imobiliárias.

Sendo assim, as empresas devem ter esse perfil em mente quando optarem por se relacionar com os seus clientes por meio desse canal e, assim, identificar novas oportunidades de negócios ou de interações. 

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