Onde buscar financiamento para a construção de imóveis?

O setor imobiliário deu uma guinada e, com o mercado aquecido, a hora de investir na construção de novos imóveis não pode esperar. Porém, os planos e as atuais possibilidades de investimento do seu negócio esbarram em um pequeno detalhe que os comprometem de sair do papel nesse momento: a insuficiência de recursos financeiros disponíveis para tal.

Não é momento de desanimar, portanto. Se a sua empresa não consegue equilibrar as contas a tempo de aproveitar o momento certo, talvez seja a hora de cogitar a contratação de uma linha de créditos ou de um financiamento para a construção de imóveis.

Existem no mercado, hoje, opções e modalidades de investimento de todos os tipos, capazes de abraçar a produção e a execução de projetos até a sua entrega, sem deixar que a saúde financeira da empresa seja comprometida ou que seu caixa sofra um abalo ainda maior.

Para obtê-los é recomendado, primeiro, fazer uma análise profunda sobre a real situação financeira do seu empreendimento e sua prospecção futura, para verificar qual o tipo mais adequado de financiamento para a construção de imóveis ele poderá abarcar no momento.

Portanto, tenha cuidado para não se deixar levar pela sedução da boa fase do mercado e acabar dando um passo maior que a perna, o que pode colocar tudo a perder mais à frente. Fora isso, a solicitação das linhas de crédito costuma ser burocrática e, dependendo da modalidade, até demorada demais. Então, planeje bem o que deve ser feito.

A seguir, conheça 6 exemplos de modalidades de créditos que estão disponíveis no mercado e que podem vir a se tornar uma boa solução para a realização do seu projeto!

1. Financiamento para a produção de loteamentos residenciais

O que é

Trata-se de uma linha de empréstimos voltada para aqueles empreendedores da construção civil que estão dispostos a construir condomínios nos lotes adquiridos, e não apenas comercializar os terrenos para que os próprios compradores viabilizem suas residências no local.

Como funciona

O financiamento pode chegar a até 80% do custo total de infraestrutura sem PMTs (Periodic Payment Amount) fixas. O fluxo de receita é muito volátil durante o loteamento. Basicamente, paga-se conforme o dinheiro vai entrando.

Bônus

As parcelas de pagamento são variáveis a partir do próprio fluxo das vendas do projeto financiado e não há custos de securitização, nem garantias de recebíveis de projetos anteriores.

2. Cessão de recebíveis performados

O que é

São os créditos derivados de um serviço já prestado e entregue.

Como funciona

Depois da entrega da obra, será feita a cessão de recebíveis performados para o pagamento, que pode variar com o próprio fluxo da carteira. Por meio dessa modalidade, o empreendimento pode captar à vista o valor total do financiamento, o que evita o risco da inadimplência.

Bônus

As parcelas de pagamento são flexíveis, o risco é menor — pois inexiste o risco de performance — e não há os custos e a burocracia típicos de uma securitização, por exemplo.

3. Giro de estoque

O que é

É a captação de recursos por meio da alienação de apartamentos de estoque, salas, sedes e até imóveis que estejam em nome dos sócios do negócio como forma de garantia.

Como funciona

É possível solicitar um adiantamento de até 50% do valor de venda das unidades residenciais remanescentes prontas em estoque.

Bônus

Os documentos para a solicitação são simplificados e os prazos para pagamentos são prolongados conforme a realização das vendas e não há PMTs fixas.

4. Securitização

O que é

É o processo que transforma um crédito em um título passível de negociação e que pode ser vendido a investidores, o que faz com que o empreendimento consiga obter recursos sem comprometer seus limites com as instituições financeiras e nem criar um passivo em seu balanço.

Como funciona

A instituição que adquirir os créditos vai disponibilizar os títulos aos seus investidores. A compra representará o pagamento pela cessão realizada, tornando a instituição como legítima credora dos valores devidos, seja por meio de duplicatas, hipotecas, financiamento de automóveis, recebíveis de cartões de crédito e empréstimos educacionais.

Bônus

O risco de perda da aquisição dos títulos é compartilhado.

5. Private Equity

O que é

É uma modalidade de investimento que envolve a aquisição de uma cota-parte de uma empresa com alto potencial de crescimento e rentabilidade por um fundo de gestão de private equity.

Como funciona

Ocorre quando uma gestora adquire participações da sua empresa, se tornando uma sócia do negócio como forma de alavancar seus resultados a médio e longo prazo.

Bônus

Os riscos do negócio são compartilhados, o que dá um impulso financeiro à incorporadora e ajuda a se preparar para investir na bolsa de valores.

6. Certificado de operações estruturadas

O que é

É a combinação de dois ou mais ativos financeiros que aproveita as oportunidades da alta de um desses dispositivos, evitando os riscos da perda do montante principal.

Como funciona

A partir da escolha de um ativo, a incorporadora poderá simular sua rentabilidade a partir do desempenho do dispositivo escolhido (a variação cambial do dólar, os índices das bolsas estrangeiras, o índice Bovespa, as ações de empresas, por exemplo), a qual fica atrelada.

Bônus

Tem risco baixo e possibilita a participação da empresa em novos mercados.

Como foi possível perceber, o mercado disponibiliza linhas e opções de crédito variadas, que vão desde as sustentáveis e rápidas até as mais tradicionais e reconhecidas no mercado financeiro. Basta analisar o perfil de cada uma e adequar ao tipo de necessidade que a sua incorporadora apresenta no momento.

Apesar de diferenças significativas, todos os financiamentos para construção de imóveis apresentam um único objetivo em comum: permitem uma poderosa injeção de capital ao seu negócio, nos casos de necessidade repentina, e proporcionam, assim, um fôlego extra para a sua empresa e a viabilidade de tornar o seu projeto realidade.

O artigo foi esclarecedor? Compreendeu mais sobre financiamento para a construção de imóveis? Então, siga a nossa página no LinkedIn para ficar por dentro de outras informações e novidades do mercado de créditos e investimentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website