Intuição ou pesquisa: qual o melhor caminho para a tomada de decisões?

A tomada de decisões é um momento importantíssimo no fechamento de qualquer negócio. Quando envolve a escolha de um local adequado para a construção de um loteamento se faz ainda mais necessária, já que possíveis erros podem representar grandes perdas financeiras.  

Na hora de definir o investimento, como você age? Procura colocar em ação a experiência ou busca informações detalhadas, como uma pesquisa de mercado? 

Pensando em esclarecer os prós e contras em relação a intuição e a pesquisa, elaboramos este post para ajudar você a fazer as melhores escolhas. 

Afinal, o sucesso de qualquer empreendimento começa bem antes do que as vendas propriamente ditas. Portanto, venha com a gente e aproveite muito bem as oportunidades! 

Conheça as vantagens da intuição  

Gestores que atuam há muitos anos em suas atividades, como no caso de loteamentos imobiliários, contam com um feeling aguçado para descobrirem bons negócios. 

Apesar do empreendedorismo não combinar com subjetividades, aquela voz interior faz diferença quando a pessoa domina o ramo, ou seja, excelentes oportunidades podem ser encontradas em locais descartados pela concorrência. 

No entanto, é preciso ter os pés no chão para não vislumbrar loteamentos distantes da realidade ou que possam ser inviabilizados em razão de leis, embargos ou falta de compradores.  

Por isso, utilize a intuição sempre como um primeiro olhar, mas esteja sempre atento aos mecanismos do mercado e projeções obtidas por dados estatísticos e baseadas em fontes confiáveis de informação.

E aproveite os sinais da sua intuição para se diferenciar em relação a concorrência, tendo em vista que nem sempre as pesquisas apontam para decisões corretas. 

Um exemplo é o caso da Coca-Cola. Na década de 80, uma pesquisa com o mercado consumidor concluiu que a fórmula que estava vigente há quase 100 anos deveria ser alterada para a chamada New Coke. 

Ao contrário do que os estudos de mercado apontaram, o lançamento foi um desastre e a multinacional teve que voltar com o sabor autêntico do refrigerante, ou seja, a confiabilidade da pesquisa não foi útil. 

Dessa maneira, apesar do exemplo ser de outro setor econômico, vale a pena você sempre ficar perceptivo aos sinais internos, já que a intuição pode, sim, fazer uma boa diferença na competitividade. 

Veja a segurança da pesquisa de mercado 

Mesmo sabendo-se que em alguns casos a pesquisa pode ser falha, a probabilidade dos dados estatísticos contribuírem com tomadas de decisões certeiras é amplo em comparação a situações em que o gestor se apega apenas à intuição.

Como a tomada de decisões utiliza métodos científicos em sua concepção teórica, é preciso considerar a importância da realização de uma pesquisa de mercado antes de jogar todas as fichas em um empreendimento. 

Por isso, quando um gestor faz uma pesquisa de mercado, as chances de sucesso aumentam consideravelmente. 

Isso porque o uso de um método traz informações preciosas, como a potencialidade do negócio, renda per capita do público que deverá ser atingido, possibilidades de financiamentos com o mercado financeiro local ou regional, valorização da área escolhida em razão de outros futuros projetos ao redor, enfim, são dados valiosos. 

Com as estatísticas sendo analisadas, é possível oferecer preços mais competitivos pelos lotes, vantagens para atrair mais compradores, como área de lazer, enfim, as expectativas ficam mais próximas da realidade. 

Afinal, a tomada de decisão implica que você terá em mão várias alternativas antes de fechar uma escolha. Ou seja, qual o caminho a ser adotado? Com a pesquisa de mercado, haverá um clareamento da melhor decisão. Inclusive, existem várias opções de pesquisas no mercado. 

Podemos citar a imobiliária, qualitativa, quantitativa, de diagnóstico comercial, do cliente oculto, estudos de localização, vocacionais de terreno e completos de mercado, além de planejamento estratégico e assessoria de inteligência imobiliária.

Também existem estudos que apontam a possível instalação ao redor do empreendimento de shoppings centers, centros logísticos, empreendimentos corporativos, ou seja, são fatores que estimulam os investimentos a curto, médio e longo prazos.

Tomada de decisões: intuição ou pesquisa?      

Diante dos argumentos apresentados, você pode se questionar: mas qual é o melhor caminho na hora de fazer uma escolha? Ajo pela intuição ou confio na pesquisa? 

Apesar da resposta ser muito pessoal, a realidade empresarial mostra que é preciso confiar em ambas as partes, ou seja, utilize a sua intuição como ponto de partida e vá atrás de dados estatísticos antes de anunciar o loteamento. 

Dessa forma, a possibilidade de erros ou até mesmo inviabilizações legais diminuem exponencialmente, além de trazer garantias que desbancam a concorrência. 

Confiando em sua intuição criada ao longo da larga experiência no ramo e ainda na pesquisa de mercado, você saberá os pontos fortes e fracos do empreendimento, potencialidades, realidade dos consumidores e tempo necessário para obter retorno financeiro após realizar o investimento.  

Isso evita desgastes e ainda ajuda na obtenção de possíveis investidores e parceiros, já que haverá informações confiáveis que poderão nortear nas negociações, como o tempo médio estipulado para as vendas dos lotes. 

Com o planejamento prévio baseado tanto na intuição quanto na pesquisa de mercado, a tomada de decisões terá muito mais embasamento teórico antes de ser colocada em prática, ou seja, o índice de erros cai sem sombras de dúvidas. 

Descubra alguns cuidados na hora de fechar um negócio

Como a execução de uma pesquisa de mercado não é barata, com uma média de R$ 10 mil, é preciso conhecer profundamente a empresa que será contratada para tal finalidade. 

Por isso, busque informações com fornecedores, antigos clientes e conheça o histórico. Veja se há reclamações nas redes sociais, investigue possíveis pendências na Junta Comercial e explore tudo o que estiver ao seu alcance. Dessa forma, os riscos da execução de uma pesquisa mal feita são reduzidos, trazendo mais garantias.

As mesmas dicas valem quanto ao negócio de compra do lote direcionado ao empreendimento.

Veja se não existem pendências judiciais, como inventários mal resolvidos, ilegalidades e outros problemas burocráticos que signifiquem possíveis perdas financeiras. 

Por isso, a pesquisa se faz tão necessária na tomada de decisões, muito além do que apenas do mercado consumidor. Conte com auxílio jurídico e contábil nas operações e não se deixe levar por promessas irreais.

No mais, sempre alicerçado em sua intuição e nos estudos, ofereça sempre um produto de qualidade, ganhando cada vez mais mercado e credibilidade com os consumidores.

E aí, gostou do nosso post? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Leve informação de qualidade aos seus amigos e familiares!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website