Como passar credibilidade para o mercado enquanto loteadora?

A credibilidade gera confiança nas pessoas. E ambas são requisitos fundamentais no mercado de loteamentos, uma vez que o cliente é alguém que pretende adquirir um terreno para materializar um sonho, que pode ser a casa própria ou o começo de um novo investimento.

Afinal, trata-se de um patrimônio, um bem que vai durar para toda a vida e não um objeto qualquer. Além disso, o relacionamento com as loteadoras normalmente é a longo prazo, visto que a aquisição do imóvel pode ser financiada em até 20 anos. Então, para você ser bem visto, chamar a atenção de novos compradores, é muito importante adotar algumas práticas desde já.

Pensando nisso, nós vamos apresentar algumas dicas para você fazer com que o seu público acredite e confie no seu trabalho de um jeito eficiente. Continue a leitura!

Ofereça um atendimento de excelência

O atendimento de excelência é aquele que supera as expectativas do cliente em todos os aspectos. Lembre-se de que você está vendendo o “sonho da casa própria”, qualquer deslize pode ser fatal e transformar o sonho em uma realidade que nunca será esquecida e irreversível para o nome e reputação da empresa.

Não é uma tarefa fácil, mas sim muito complexa e, por isso, você precisa recebê-lo muito bem. Faça com que as pessoas vejam você como um bom amigo que gosta de ajudar e sempre está de portas abertas. Muitos perdem a popularidade porque deixam escapar um interesse excessivo na venda. Isso não é bom.

Outra coisa necessária é acompanhar a qualidade do trabalho feito pela sua equipe. Invista em treinamentos para garantir que o seu time de vendas saiba se comunicar bem a ponto de encantar e transmitir a mesma segurança que você. Assim, todos ficam alinhados com os valores e a cultura da empresa.

Prometa apenas o que pode cumprir

Esse é um dos pontos mais importantes do setor de loteamentos. Muitos loteadores iniciam projetos e não entregam o empreendimento, deixando os clientes na mão e sem o seu tão desejado imóvel. Em outros casos, entregam com alguns anos de atraso, queimando a reputação por completo no mercado e prejudicando futuros lançamentos. Portanto, é muito importante, antes de lançar qualquer projeto, ter todo o recurso e planejamento financeiro para garantir que a promessa seja cumprida de acordo com o cronograma apresentado.

Lembre-se de que a qualidade do negócio está diretamente ligada à capacidade da organização em manter os compromissos firmes. Considerando-se empreendimentos de loteamento, o cumprimento do planejamento do cronograma de obras torna-se crucial para o sucesso de vendas, minimização de possíveis distratos e inadimplência da carteira. Mova montanhas se for necessário, mas faça exatamente o que prometeu.

O cliente estará esperando uma qualidade minimamente igual a apresentada na campanha de vendas. Portanto, não entregue nada aquém do prometido e, se puder entregar mais, entregue!!

Diante de imprevistos, seja honesto com o cliente. Entre em contato, explique o acontecido e proponha uma solução rápida. A falta de comunicação com o cliente após a venda do lote é um dos principais fatores de insatisfação.

Estude o seu produto para ganhar mais credibilidade

Quando o consumidor faz uma pergunta específica sobre o produto e o consultor de vendas não sabe responder, gagueja ou fica nervoso, isso pode ser motivo para desistir da compra. O corretor ou equipe de vendas deve estar totalmente familiarizado com o produto, inclusive com todas as características do empreendimento e da região ondeestá inserido.

O melhor é engajar seus corretores de vendas desde o início do projeto do loteamento e fazer com que estejam envolvidos na estratégia da empresa. O corretor deve ser visto como um consultor que está ali para ajudar, dando todas as informações necessárias para atender as necessidades do cliente.  

Por isso, garanta que toda a sua equipe tenha conhecimento sobre o projeto e planejamento a ser desenvolvido. Informações sobre as medidas do terreno, localização, perspectiva de crescimento da região, autorizações e registros do empreendimento, desenvolvimento e cronograma de obras. Antes de engajar o cliente, engaje toda a sua equipe no empreendimento e faça com que conheçam o projeto como um todo. Nunca se sabe o momento que um potencial cliente pode ligar ou aparecer na empresa com dúvidas.

Ouça mais, faça as perguntas certas e fale apenas o necessário

Ganhar a confiança das pessoas requer certa habilidade. É preciso conhecê-las para saber como ajudar. Uma forma de conseguir isso é ouvir ativamente e fazer as perguntas certas para descobrir necessidades, motivações, expectativas.

Jamais ofereça respostas prontas para perguntas que não foram feitas. Escute com atenção, demore alguns segundos para considerar o que o cliente falou e, só depois, faça uma observação ou conte uma breve história que sirva como argumento.

Sempre que for se comunicar, evite tudo o que possa indicar que você está interessado em vender, principalmente no início da interação. Apenas atue naturalmente, como se estivesse ajudando alguém a resolver uma situação. Só depois, quando você perceber que o outro está pronto para tomar a decisão mais acertada, tome a postura de um vendedor.

 

Pratique networking

Ampliar a sua rede de relacionamentos é essencial para se destacar no mercado. Dessa forma, você estabelece uma conexão com pessoas com interesses em comum, aumenta as chances de surgirem novas oportunidades de negócios e, consequentemente, conquistar clientes.

Então, participe mais de eventos do setor, assim como eventos em feiras e exposições. Também é interessante fazer a filiação em sindicatos (Secovi e Sinduscon) e associações como a ADEMI — Associação de Dirigentes de Empresas no Mercado Imobiliário e AELO — Associação das Empresas de Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do segmento. Para não perder nenhum encontro importante, fique de olho no calendário anual da sua área. Não se esqueça de levar sempre o seu cartão de visitas no bolso.

Utilize o marketing digital a seu favor

A internet oferece inúmeras ferramentas para aumentar a credibilidade de uma empresa, pessoa ou marca. Uma delas é montar um blog e escrever artigos sobre a sua área de atuação. Com o tempo, o seu público vai perceber que você é um expert no assunto.

As redes sociais também são ótimos recursos para conseguir esse resultado. Hoje, praticamente todo mundo tem um perfil no Facebook e Instagram. A ação mais recomendada por especialistas é fazer uma análise das principais redes utilizadas pelo público-alvo antes de começar a publicar conteúdo. O interessante também seria utilizar tais canais como forma de manter os compradores atualizados sobre o desenvolvimento de obras do empreendimento que adquiriram.

Além disso, o compartilhamento de fotos e informações sobre os estágios de evolução das obras de infraestrutura colaboram para elevar a confiança do cliente e engajamento da compra. Invista e compartilhe fotos de alta qualidade.      

Você ainda pode divulgar artigos e criar posts rápidos com dicas para quem deseja adquirir um lote, por exemplo. “O que deve ser avaliado na hora de comprar um lote?”. Muita gente tem dúvidas sobre isso. Que tal oferecer também dicas de decoração? Uma coisa puxa a outra, e tudo isso tem a ver com o seu nicho de negócio.

Outro ponto importante é o acompanhamento “real time” pelo facebook. Os clientes ficam muito satisfeitos quando conseguem ver a evolução do empreendimento. Criar comunidades para cada empreendimento é um outro ponto legal, pois as pessoas já começam a se conhecer.

Se for necessário, procure ajuda de uma agência de marketing, mas não deixe de marcar presença na internet. É importante ter uma estratégia digital para potencializar os resultados.

Faça contratos com os clientes

O contrato é a confirmação formal de que o cliente aceitou todas as condições que você ofereceu. Representa ainda uma segurança para ambas as partes e proporciona comodidade e praticidade. No entanto, para que esse documento transmita profissionalismo e credibilidade, é preciso que seja bem elaborado, organizado com cláusulas transparentes.

As suas responsabilidades e as do cliente devem estar muito claras. Peça que ele leia e explique as principais partes. Espere que ele apresente alguma dúvida antes de assinar. Empresas sérias se comportam dessa forma. É melhor perder uma venda que fechar um negócio do qual a pessoa vai se arrepender amargamente depois. 

A união de todas essas dicas vai fazer com que você conquiste mais credibilidade para o seu negócio. Dessa forma, é possível ter mais reconhecimento e notoriedade no mercado. Os impactos são positivos: mais audiência, mais vendas. Pense nisso!

Quer receber outros artigos com soluções práticas para o mercado de loteadora? Então, siga-nos no LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website