Como um CRM pode ajudar uma loteadora?

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, ou seja, é um software que faz a gestão dos clientes de uma empresa. Portanto, inúmeros são os benefícios do CRM.

Sua principal característica é o cadastro dos contatos, que pode ser feito de uma maneira mais organizada e coerente. Planilhas de Excel são úteis para algumas ações, mas não são apropriadas para registrar os dados de todos os clientes de uma empresa. No CRM, cada cliente tem suas informações e histórico gravados, o que facilita, inclusive, a comunicação com eles.

Por falar nisso, o CRM também permite fazer ligações e enviar e-mails, o que torna a vida dos vendedores muito mais prática. Além disso, extensões que permitem rastrear os e-mails para saber se uma pessoa o abriu ou não também são bem úteis, pois faz com que aquela clássica desculpa de “não recebi seu e-mail” não funcione mais. É possível até mesmo saber se uma pessoa abriu um arquivo em anexo, o que pode ser de suma importância em uma transação comercial, caso se trate de um contrato, por exemplo.

Essa praticidade faz com que as campanhas de marketing e vendas também sejam mais eficientes, uma vez que é possível medir e projetar resultados. A partir dos dados inseridos, o CRM pode gerar relatórios que facilitam a compreensão de todos os membros do time. Então, da mesma forma que um gerente pode ter acesso completo à performance de sua equipe, cada membro também pode monitorar o seu desempenho particular.

Quais são os benefícios do CRM?

O CRM pode oferecer inúmeros benefícios a uma empresa, sendo o principal deles a boa gestão. Um erro comum cometido por algumas empresas é deixar toda a organização separada em arquivos ou planilhas diferentes: marketing, vendas, cadastro dos clientes, ferramentas para e-mails e chamadas telefônicas etc.

Uma vez que todas essas funções estejam unidas em um único software, o trabalho se torna muito mais prático e eficaz por não ser preciso abrir uma planilha, um programa de e-mail e outro de telefonia para contatar um cliente, por exemplo.

Essa é outra vantagem: o atendimento ao cliente. Sabe quando um cliente que já esteve em contato com a empresa liga novamente e o vendedor não sabe como proceder porque não tem acesso ao histórico de conversa? Ou pior: quando um cliente quer comprar um lote e o vendedor não pode chamá-lo porque o arquivo que tinha seu telefone foi deletado?

Com o CRM, isso não acontece mais, já que todas as informações do cliente ficam armazenadas no seu perfil. Portanto, usando o exemplo acima, caso um cliente ligue para a empresa e informe o seu nome, basta que o vendedor realize a busca para encontrar o registro de todas as interações que ele teve: ligações, e-mails, negociações etc.

Aliás, caso a empresa tenha diferentes filas de clientes, isso também pode ser organizado de forma clara no CRM. Basta inserir um filtro que faça a distinção, inclusive, isso pode ser feito desde o primeiro momento que as pessoas fazem contato com a empresa.

Por exemplo: imaginemos que seu site tenha um formulário que as pessoas devam preencher para conversar com um consultor. De acordo com as respostas do formulário, o CRM pode identificar a qual fila aquele prospecto pertence e encaminhar o contato ao vendedor correspondente.   

E isso, é claro, aumenta as oportunidades de venda. Além do time de vendas fazer um trabalho mais ordenado e efetivo, seus gestores podem ter uma visão macro de como andam as vendas.

Assim, torna-se muito mais fácil acompanhar as metas, tanto individuais quanto do grupo, a partir do CRM e tomar decisões eficientes para alcançar os resultados necessários.

Quais são os benefícios do CRM para uma loteadora?

Vender um lote não é trabalho fácil, sobretudo porque os clientes costumam ter desconfiança com relação a entrega dos empreendimentos. Por isso, a pessoa que está por trás do balcão oferecendo o lote é o porto seguro do cliente; a confiança que ele tem nessa pessoa e na sua abordagem comercial poderá ser o ponto decisivo da venda do lote.

Relacionamento com o cliente

O CRM é de grande ajuda na construção desse relacionamento, pois, além de exibir toda a informação a respeito do cliente, também permite agendar dia e hora para retornar o contato e notas pertinentes. Por exemplo, se o cliente pedir para retornar o contato dentro de um mês e que deseja comprar um lote para construir a sua casa, onde morará com sua esposa e um filho que está por vir, o vendedor poderá dizer algo como:

— Olá, João! Como andam você e sua esposa? Tudo certo para fecharmos negócio e garantir o lar perfeito para você e sua nova família?

Dessa forma, o relacionamento entre loteadora e clientes fica muito mais forte.

Facilidade no processo de vendas

O processo de vendas também costuma ser dificultoso para loteadoras, afinal, esse ainda é um mercado relativamente novo. Por isso, quanto mais fácil for a realização da venda, melhores serão os resultados.

Tendo em vista que o cliente interessado em comprar um lote precisa, acima de tudo, perceber credibilidade na loteadora, ter acesso rápido aos dados via CRM deixa o processo mais rápido e claro.

Afinal, são muitas informações que um vendedor de lotes precisa ter em conta para fechar negócio, envolvendo especificidades do próprio lote e também do cliente. Deixar passar um detalhe tanto de um quanto de outro pode ser fatal para a venda.

Portanto, esse tipo de cautela faz com que as pessoas que trabalham com venda de lotes se tornem melhores profissionais. Além do mercado de lotes ser recente, dominar bem o uso de um CRM ainda é um diferencial que, se bem aplicado, pode trazer ótimos resultados não apenas para as loteadoras, mas também a qualquer tipo de empresa.

E então, ficou claro quais são os benefícios do CRM e como eles podem ajudar a sua loteadora? Se você ainda não usa uma ferramenta assim, deixe um comentário dizendo qual foi a sua impressão. E caso você use, conte como tem sido a sua experiência!

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