6 motivos para você ter uma consultoria de negócios

A maioria dos empreendedores e gestores do setor financeiro são profissionais altamente qualificados e orgulhosos de serem multitarefas. No entanto, por estarem acostumados com essa condição de trabalho, muitos podem não ter a chance de se atualizarem, deixando o negócio defasado. Esse é o momento de considerar a adoção de uma consultoria de negócios, o que significaria o ganho de alguns benefícios importantes.

Vamos encarar a situação. Gerenciar uma empresa financeira sozinho não é nada fácil, principalmente quando os recursos mais importantes como tempo, dinheiro e mão de obra qualificada são limitados. Isso exige um grande esforço por parte dos gestores, deixando o monitoramento, controle e inovação em segundo plano.

Por isso, é importante a consultoria de negócios. Ela deve atuar fornecendo orientações para que a empresa siga a melhor direção no quesito investimentos, otimização de processos e ganho de força competitiva, atualizando o negócio por você.

Gostou da ideia? Então, confira a partir de agora 6 motivos para ter uma consultoria de negócios na sua empresa!

1. Entrega planos estratégicos rápidos e eficientes

Se você quer se dedicar ao desenvolvimento de uma estratégia de negócios, um planejamento detalhado é crucial para o sucesso.

Nesse caso, pode faltar tempo para os gestores, mas uma equipe de consultoria pode colaborar diretamente com o projeto, planejando estrategicamente o que a sua empresa precisa fazer para alcançar os objetivos com maior rapidez e menor risco, quando e como fazer isso, assegurando que os prazos sejam cumpridos.

Além disso, os profissionais de consultoria ajudam a manter o escopo dentro do orçamento programado e libera tempo para que os profissionais e gestores da empresa possam se concentrar em realizar os seus trabalhos normalmente. Isso permitirá que, enquanto desenvolve o plano de negócios, a empresa aumente rapidamente a eficiência gerencial e operacional.

2. Possibilita uma gestão financeira impecável

É comum que, em meio a tantas tarefas diárias, a organização financeira deixe a desejar. Mas deixar isso em segundo plano pode arruinar a empresa. Afinal, o dinheiro é o que move tudo. Sem esse recurso a empresa mal poderá se manter funcionando.

Se você não tem tempo, conhecimentos e mão de obra qualificada para isso, é hora de contar com uma consultoria de negócios para salvar a sua empresa de um futuro nada promissor. Digo isso porque os profissionais devem arrumar a casa para você.

Eles que devem analisar o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, a projeção orçamentária, medir o índice de endividamento, checar as demonstrações de resultados, balanço patrimonial etc. Com isso, devem encontrar falhas e oportunidades de melhorias e montar um esquema de gerenciamento financeiro mais eficiente e fácil de acompanhar.

3. Facilita a obtenção de certificações ISO

A consultoria de negócios deve atuar fortemente na identificação dos riscos e ameças externas ao negócio, bem como as falhas internas (pontos fracos). No processo, deve encontrar e adotar as melhorias necessárias, ajudando a fortalecer os pontos fortes do negócio e a identificar e aproveitar melhor as oportunidades do mercado.

Uma das melhorias aplicadas será a incorporação de metodologias consideradas “boas práticas” do mercado, deixando a empresa operando com um padrão de reconhecimento nacional e internacional. Dessa forma, a empresa fica pronta para uma auditoria e possível recebimento de certificações ISO.

4. Impulsiona o crescimento do negócio

Se você precisasse atender a um aumento de demanda repentina, a sua empresa teria a flexibilidade e escalabilidade necessárias para poder crescer sem problemas? Pense nisso!

Se a sua empresa não tiver a capacidade de atender a um aumento de consumo dos seus produtos e serviços, ou aproveitar uma oportunidade de expansão de portfólios, provavelmente decepcionará os clientes e, potencialmente, prejudicará a imagem do negócio.

Contratar uma consultoria gerará grandes mudanças na rotina da empresa. Mas se você deseja ver ela ter êxito e prosperar no médio e longo prazo, isso será necessário.

Quer saber de onde o seu crescimento futuro virá? Bem, engajar um consultor com conhecimentos e experiência relevantes no setor pode determinar essa resposta e apontar o negócio para a direção certa.

5. Aumenta os lucros e reduz os custos

Quando a empresa precisa melhorar alguma coisa, um dos primeiros pensamentos que vem a cabeça dos gestores é contratar um profissional qualificado para a tarefa. O problema é que, além de gastar muito no processo, a empresa corre o risco de o profissional não conseguir dar conta do recado. É um risco que pode levar a grandes desperdícios de tempo e dinheiro.

Por outro lado, ao contar com uma consultoria de negócios, você terá profissionais realmente preparados à sua disposição para ajudar a resolver problemas crônicos com rapidez e eficiência. Isso porque possuem anos de experiências comprovadas e capacitações atualizadas para executarem operações de negócios.

Eles podem mergulhar profundamente em análises e dizer exatamente onde e como impulsionar as vendas e cortar custos, por exemplo.

Ou seja, possuem o know-how necessário para implementar um conjunto de processos (metodologias e tecnologias) para otimizar os processos e automatizar certas tarefas. Isso elimina o índice de falhas humanas e desperdícios de recursos, aumentando a velocidade e qualidade da produção.

E tem mais. A organização não terá encargos trabalhistas com eles, já que um contrato de prestação de serviços é o suficiente para ter o apoio de uma empresa especializada em consultoria.

6. Gera know-how

Mesmo que você prefira cuidar pessoalmente de todas as questões do negócio, o envolvimento de um especialista externo, especialmente quando problemas complexos e sensíveis surgirem, pode ser uma medida inteligente para garantir que os desafios recebam atenção adequada e sejam completamente solucionados.

Um consultor pode fornecer uma visão mais holística e perspectivas diferentes para as questões que exijam maior objetividade no negócio. Além disso, em todo o processo de avaliação das estratégias, gerenciamento de operações, logística da cadeia de suprimentos, exposição ao risco e muitas outras ações acaba acontecendo uma transferência de conhecimentos, habilidades, experiências e boas práticas para a empresa.

O mais importante é que a consultoria de negócios tem a capacidade de desconstruir todos os processos da organização e reconstruir da forma como deveria ser, incorporando novas metodologias e tecnologias para que ela alcance o seu potencial com a máxima eficiência. Ou seja, é capaz de desenvolver uma vantagem competitiva sem igual para o seu negócio.

Achou essas informações úteis? Então, compartilhe agora mesmo com os seus contatos nas redes sociais e se torne influente entre eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website